O Sistema

Para uso desse sistema, recomenda-se a leitura dos tutoriais em formato digital disponibilizados na aba download. Entretanto, como a sua utilização é fácil e intuitiva, destacamos aqui, resumidamente, os conceitos, aplicações e resultantes.

Conceitos

O sistema denominado Análise Digital Orthológica tem como objetivo auxiliar ortodontistas, cirurgiões, acadêmicos e professores na elaboração integrada do diagnóstico e planejamento, sugerindo protocolos alternativos correspondentes às necessidades individuais de cada caso. Desenvolvido com base na lógica matemática, esse sistema relaciona as três cores usadas internacionalmente em sinais de trânsito com as estruturas anatômicas de interesse ortodôntico, isto é: ortodônticas = verde; ortopédicas = amarelo ou laranja; e cirúrgicas = vermelho.

Aplicação

O sistema disponibiliza três modos diferentes de diagnóstico. Denominados de Acadêmico, Profissional e Cirúrgico suas aplicações são semelhantes, ou seja, como demonstra as três ilustrações a seguir:

Basta responder às questões disponibilizadas na planilha informações que o programa as interpretarão e sugerirá um protocolo alternativo terapêuticos, relacionando o uso de dispositivos de acordo com as necessidades individuais do caso.

Diagnóstico Acadêmico

Este modo é mais adotado por professores e acadêmicos como instrumento de ensino e aprendizado. Sua prática faz com que o ortodontista reconheça e compreenda como se relacionam todas as informações usadas em todo e qualquer diagnóstico.

Diagnóstico Profissional

Este modo é recomendado para profissionais experientes, ou seja, aqueles que geralmente abdicam dos métodos tradicionais de aferições e valem-se apenas de suas leituras visuais para tomar suas decisões no diagnóstico.

Diagnóstico cirúrgico

Este modo é recomendado para ortodontistas e cirurgiões. Sua execução visa estabelecer um diagnóstico interdisciplinar consensual, além de permitir que o paciente compreenda os objetivos estáticos, estéticos e funcionais.

Resultantes e mecanoterapias

Considerando as referências normativas préestabelecidas pelo programa e valendo-se das informações inseridas nas planilhas de informações, o sistema determinara tridimensionalmente os desvios, sentidos e intensidades que as ma oclusões se manifestam e, disponibilizara um protocolo alternativo terapêutico escolhendo as melhores alternativas mecanoterapias. Sejam elas, ortodônticas, ortopédicas ou cirúrgicas.

Dispositivos Ortodônticos Complementares


Dispositivos Ortopédicos complementares


Opções Cirúrgicas


Protocolo alternativo terapêutico

Conclusivamente, o sistema disponibiliza um protocolo terapêutico alternativo correspondente às necessidades individuais de cada caso dividindo a mecanoterapia em cinco etapas consecutivas. Adicionalmente, ícones indicarão: 1- resumos dos descritivos das cinco etapas da mecanoterapia; 2- suas respectivas ilustrações; 3- as intensidades das forças sugeridas e, 4- o tempo médio para o uso destas.

As etapas da mecanoterapia

1ª Etapa: montagem dos aparelhos, obtenção de espaços, início das desinclinações dentárias.
2ª Etapa: desinclinações dentárias progressivas.
3ª Etapa: fechamento de espaços e controle tridimensional.
4ª Etapa: intercuspidação e acabamento.
5ª Etapa: avaliação final, remoção e contenção.